Código de Ética

Os valores da Brasilata são claramente definidos e divulgados. Em sua filosofia, destaca-se o compromisso de longo prazo com acionistas, funcionários, clientes e fornecedores. A inovação é preocupação permanente da empresa, não só nos produtos, mas também nas técnicas de gestão.


A Brasilata foi pioneira ao adotar as técnicas industriais japonesas em 1985, foi também a primeira a introduzir o sistema "kanban" no fornecimento de latas litografadas, em 1992. Em 1987 implantou seu programa interno de sugestões - Projeto Simplificação, que em 2012 atingiu a marcar histórica de 1 milhão de ideias.

 

 

1. Apresentação

Este código de conduta tem por objetivo consolidar os princípios éticos que regem a família Brasilata, orientando as relações internas e externas.

As partes interessadas no negócio da Brasilata devem ter ciência deste código e observar estritamente seus termos, especialmente quando de negociações.


2. Diretrizes da Empresa

2.1 Visão

Permanecer entre as empresas mais rentáveis do setor, proporcionando aos acionistas, em longo prazo, uma adequada remuneração do capital investido.


Manter a liderança em latas com mais de três peças nos mercados onde atua. Ser reconhecida globalmente como a empresa mais inovadora nesse segmento.


Estar na vanguarda do desenvolvimento e conhecimento de produtos, processos e novas formas de gestão.

 

2.2 Missão

Aumentar o valor da empresa através da excelência do retorno sobre investimentos.
Estimular a criação de conhecimento através de seus inventores e atuar globalmente na sua comercialização.
Desenvolver novas soluções de embalagens, especialmente com mais de três peças, predominantemente de aço.

 

2.3 Valores

O lucro é a forma de manter os acionistas interessados no negócio, desenvolvendo o crescimento da empresa. As realizações de uma organização são o resultado dos esforços combinados de cada indivíduo que pertence a ela. Todos os funcionários são então responsáveis pela lucratividade e dela se beneficiam, através da participação nos resultados.


Desenvolvimento e valorização do Homem Brasilata, através da administração participativa e da relação de emprego de longo prazo fundamentada no justo equilíbrio entre deveres e direitos.
Relacionamento de longo prazo com os clientes, pautado pela confiança e coerência, através do fornecimento de produtos e serviços que atendam as necessidades e superem as suas expectativas, tendo a inovação como forma de diferenciação e criação de valor.


Relacionamento de longo prazo, ético e coerente com os fornecedores, a fim de obter insumos da melhor qualidade, a custos competitivos, com segurança no abastecimento.


Ser uma entidade positiva nas comunidades em que atua, cumprindo a sua parcela de responsabilidade na vida dessas comunidades, especialmente na preservação do meio ambiente.

 

2.4 Políticas de Gestão

2.4.1 Política de Administração de Pessoal

O Ser Humano é para a Brasilata um valor acima dos outros. A empresa escolheu como estratégica competitiva a criação de valor pela inovação, cuja única fonte são as pessoas.


Assim a Mulher e o Homem Brasilata são os responsáveis diretos pelas idéias que dão origem às inovações. Cada colaborador (a) é, portanto, contratado com a função inventiva em sua plenitude e por essa razão é denominado inventor (a).


A empresa mantém uma relação de emprego de longo prazo o que faz com que as demissões sejam raras e a renovação do quadro de pessoal feita basicamente pelas aposentadorias. 


A valorização da Mulher e do Homem Brasilata se dá pelo respeito, camaradagem e orgulho que são consolidados pela estabilidade do quadro de pessoal.


Os canais de comunicação estão continuamente abertos pelo Projeto Simplificação onde todos podem expor suas idéias e reivindicações livremente e têm a garantia de uma resposta rápida.

 

2.4.2 Política de Saúde e Segurança
A empresa busca continuamente a segurança e bem estar de seus inventores, investindo constantemente na melhoria da condição de trabalho e no treinamento. Para a Brasilata, segurança é prioridade e condição de emprego.


A legislação específica é cumprida com rigor absoluto, com o comprometimento da melhoria contínua da gestão de saúde e de segurança do Trabalho.

 

2.4.3 Política de Diversidade
A busca da diversidade é uma conseqüência direta da busca pela inovação. A empresa acredita permanentemente que "o sucesso vem muito mais da soma das diferenças do que da soma das igualdades”.
Assim não é admitida a discriminação por sexo, cor, religião, idade, preferência sexual ou deficiência física ou mental.

 

2.4.4 Política da Qualidade
A Brasilata tem como objetivo fornecer produtos e serviços que atendam as necessidades e superem as expectativas dos clientes.


Visando a melhoria contínua, busca apoiar os novos estilos de administração e as mudanças de tecnologia.
As decisões são tomadas para que haja o fortalecimento da relação de longo prazo com acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e comunidade.

 

São realizados treinamentos com todos os funcionários para capacitá-los em suas funções.

O nosso pessoal é administrado com o intuito de tornar cada colaborador um parceiro nos objetivos da organização.

 

2.4.5  Política Ambiental
A Brasilata como indústria de transformação, ciente dos possíveis impactos que pode causar ao meio ambiente e da sua responsabilidade em promover o desenvolvimento sustentável, tem como política prevenir a poluição através do controle de seus processos produtivos, cumprindo rigorosamente a legislação ambiental vigente.

 

De outra forma, por meio da melhoria contínua, busca constantemente a redução do consumo de recursos naturais, matérias primas e energia.

 

2.4.6 Política de Responsabilidade Social
O cumprimento irrestrito da legislação em todos os campos é um valor fundamental da Brasilata, assim como a promoção da ética e do desenvolvimento sustentável.

A empresa tem uma relação especial com os seus inventores (funcionários), onde a política de emprego de longo prazo e a participação nos lucros são os principais exemplos.

 

De outro lado procura atuar de forma positiva para valorizar as ações sociais de seus inventores e de forma direta atua nas comunidades onde tem maior influência, ou seja, próximas às localidades onde se encontra instalada.

 

3. Compromissos Éticos da Empresa

3.1Relações com Partes Interessadas

O relacionamento da Brasilata com suas diferentes partes interessadas se baseia na honestidade, integridade e transparência, sendo as políticas compatíveis com os valores da companhia.

 

3.2 Relações com Acionistas

A Brasilata busca a adequada remuneração do capital investido, para manter os acionistas interessados no negócio. Os princípios da boa governança corporativa são perseguidos.

 

Apesar de ser uma empresa de origem familiar com pequeno número de acionistas, os relatórios financeiros procuram seguir as normas das companhias abertas, até para facilitar um eventual lançamento público de ações.

 

3.3 Relações com Clientes

A busca pela satisfação e superação das necessidades dos clientes se dá pela relação de longo prazo pautada pela inovação, pela qualidade nos produtos e serviços e pela pontualidade da entrega.

 

3.4 Relações com Fornecedores

A Brasilata busca um relacionamento de longo prazo com seus fornecedores privilegiando a qualidade e a garantia de fornecimento, nas condições de mercado.

 

3.5 Relações com os Inventores (funcionários)

O relacionamento de longo prazo com os Inventores é pautado pelo cumprimento de direitos e deveres.

 

A liberdade de expressão é valorizada oficialmente pelo Projeto Simplificação.

 

O canal de comunicação com as chefias é permanentemente aberto.

 

Tolerância a erros: a inovação não acontece sem erros, por isso a empresa considera que os custos dos erros bem intencionados, desde que reconhecidos, são parte das despesas de treinamento.

 

Aos inventores é garantido a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), de até 15% do lucro líquido após o Imposto de Renda, distribuída proporcionalmente ao salário de cada um dos inventores.

 

A cada trimestre a Diretoria comunica, em reunião presencial para todos os inventores, a situação econômica financeira da empresa.

 

3.6 Relações com a Sociedade

A Brasilata cumpre rigorosamente as leis, especialmente no que se refere aos impostos, apesar da elevada carga tributária vigente no Brasil.

 

A sonegação não é admitida o que poderia levar a empresa a concorrer em desvantagens em alguns mercados.

 

A Brasilata prefere não disputar tais mercados. A empresa crê que o pagamento de todos os impostos é a sua responsabilidade social maior, o que não exclui outras ações especificas relacionadas com as comunidades onde atua.

 

4. Compromissos Éticos dos Inventores

4.1 Compromisso com a Inovação e a Melhoria Contínua

A empresa espera de todos os seus inventores que se comprometam com a inovação e com a melhoria contínua na busca tanto da diferenciação do produto quanto da eficiência dos processos. O Projeto

 

Simplificação é o canal por onde fluem as idéias e os registros das melhorias executadas.

 

4.2 Compromisso com os Colegas Inventores

Tratar com respeito e atenção os outros inventores.
O constrangimento de um inventor por parte de superior hierárquico é considerado falta grave. É particularmente intolerável qualquer tipo de assédio sexual.

 

4.3 Trabalho em Equipe

A Brasilata valoriza o trabalho em equipe e os grupos informais que têm no Projeto Simplificação um canal privilegiado para transmitirem as suas idéias e os registros das melhorias executadas.

 

4.4 Relações com Clientes

Satisfazer e superar as necessidades dos clientes é objetivo estratégico da Brasilata. 

 

Os clientes devem ser atendidos com atenção e cortesia e as informações devem ser verdadeiras, claras e transparentes. 

 

Despesas com clientes relacionadas a refeições, transporte, estadia ou entretenimento são aceitáveis desde que justificadas por motivo de trabalho, dentro de limites razoáveis.

 

4.5 Relações com Fornecedores

A relação com fornecedores deve ser leal e de longo prazo dentro dos princípios de mercado.

 

Brindes e presentes só podem ser aceitos desde que tenham valor comercial não superior a R$ 200,00 (duzentos reais). Acima disso devem, em princípio, serem comunicados ao Comitê de Ética e caso reprovados, devolvidos com agradecimentos e explicações.

 

A contratação de fornecedores da empresa para serviços particulares deve ser previamente comunicada ao Comitê de Ética.

 

4.6 Relações com Concorrentes

A competitividade da Brasilata deve se dar pela diferenciação e excelência de seus produtos e serviços e não pelo desmerecimento de seus concorrentes.

 

Assim não devem ser feitas declarações verbais ou escritas que possam denegrir a imagem dos concorrentes, devendo o concorrente ser tratado com o mesmo respeito com que a Brasilata espera ser tratada.

 

4.7 Conflito de Interesses

Um conflito de interesse ocorre quando um inventor possa tomar ou influenciar uma decisão da Brasilata que resulte em algum ganho pessoal para si, membros da família ou amigos.

 
Na eventualidade de um conflito de interesse, a atitude esperada é que o inventor se declare impedido ou comunique o fato ao Comitê de Ética que deverá se manifestar ou não pelo impedimento do inventor.


5. Comitê de Ética

5.1 Atribuição

Caberá ao Comitê de Ética da Brasilata - CEB julgar os casos de violação do Código de Ética e determinar as eventuais ações disciplinares.

 

5.2 Composição

O Comitê de Ética da Brasilata – CEB é composto pelo CDE – Comitê da Diretoria Executiva e pelo Coordenador Geral do Nosso Pessoal - CGNP. Nas avaliações de possíveis violações de conduta, fará, também, parte do Comitê de Ética, o Gerente responsável pela área onde trabalha o inventor.

 

5.3 Contato 

5.3.1 Verbal

Contato verbal a qualquer dos membros do CDE.
                                                          

5.3.2 Mensagem Eletrônica

Envio de mensagem eletrônica para o endereço: cde@brasilata.com.br.

 

5.3.3 Ideia Anônima

Envio de ideia anônima pelo sistema do Projeto Simplificação. 
           

5.3.4 Canal Externo de Denúncias

O canal de denúncias pode ser acionado pelo telefone 0800 545 5008, pela internet no endereço www.brasilata.com.br/canaldedenuncias ou no link contido no endereço eletrônico portal.brasilata.com.br. 

 

As denuncias também podem ser enviadas por email para o endereço  cdetica@brasilata.com.br. Esse email é gerido por uma empresa terceirizada e após analise será encaminhado aos responsáveis da empresa.
As denuncias são sigilosas e poderão ser feitas de forma anônima.