Responsabilidade Social

Manual de Práticas Brasilata de Responsabilidade Social

Este documento traduz a preocupação de nossa empresa com a sua responsabilidade social, representada pelas práticas de diálogo e engajamento com todos os seus públicos, a partir de um relacionamento ético, transparente e sustentável.
Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social servem de inspiração e modelo para a edição deste material.

 

Governança Corporativa

1.1 – Nossa Alta Administração:
– Define estratégias, objetivos e metas que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável;
– Promove oportunidades justas para o preenchimento dos cargos, independentemente de seu nível hierárquico;
– Estabelece os níveis de alçada das pessoas que tomam decisões em nome da organização;
– Acompanha a implementação das decisões para assegurar que sejam seguidas de forma sócio ambientalmente responsáveis;
– Determina a prestação de contas dos resultados das decisões e atividades da empresa, sejam eles positivos ou negativos;
– Analisa e avalia periodicamente os processos de governança, ajustando-os de acordo com os resultados das análises, e comunica as mudanças para toda a empresa;

1.2 – Preparamos Relatórios Gerenciais periódicos, apresentando-os ao nosso pessoal;

1.3 – Contamos com empresa de Auditoria Externa para as verificações financeiras, contábeis, e demais atividades de nossa organização;

1.4 – Possuímos uma estrutura de governança ativa que contempla um Conselho de Administração.

 

Direitos Humanos

2.1 – Tratamos as questões dos Direitos Humanos sob três dimensões:  prevenir – respeitar – remediar;

2.2 – Analisamos de forma estruturada e regular, quais os impactos potenciais de nossas ações em “Direitos Humanos”;

2.3 – Não temos nem permitimos a prática de discriminação de pessoas por questões de:  política, raça, etnias, cor, idade, gênero, religião, aparência física, classe social, capacidade física e orientação sexual;

2.4 – Respeitamos os direitos econômicos, sociais e culturais;

2.5 – Respeitamos os direitos civis e políticos de todas as partes interessadas, tais como:
– Vida das pessoas;
– Liberdade de opinião e expressão;
– Liberdade de buscar, receber e divulgar informações e ideias por quaisquer meios adequados.

2.6 – Mantemos um canal aberto para reclamações – “Canal de Denúncias”  

 

Público Interno

3.1 – Diálogo Social (Relações com Sindicatos):
– Disponibilizamos informações que afetam nosso pessoal em tempo hábil para que o Sindicato e a força de trabalho se posicionem;
– Possuímos Acordos Coletivos com os Sindicatos de nossa categoria nas localidades em que atuamos;
– Reconhecemos a presença de Representantes Sindicais em nossas instalações;
– Disponibilizamos informações básicas sobre os direitos e deveres da categoria.

3.2 – Não Discriminação e Valorização da Diversidade:

3.2.1 – Valorização da Diversidade:
– Nossa política de valorização da diversidade e não discriminação consta de nosso Código de Ética e Conduta Empresarial;
– Esta política contempla explicitamente as questões de etnia, raça, cor, classe social, gênero, idade, religião, opções políticas, orientação sexual, origem geográfica, aparência física e, capacidade física;
– Para tanto, nos vários procedimentos inseridos no Manual CNP (Comitê Nosso Pessoal) existem citações específicas sobre a Não Discriminação e Valorização da Diversidade;
– Nossa empresa atende a legislação de cotas para pessoas com necessidades especiais;
– As pessoas com necessidades especiais (PNEs) são tratadas com igualdade e respeito, participando normalmente de todos os eventos e ações de treinamento disponíveis;

3.2.2 – Compromisso com a Equidade:
– Temos claramente evidenciado no Código de Ética e Conduta Empresarial o nosso compromisso com a equidade racial e de gênero;
– Não temos procedimentos específicos para melhorar a qualificação e desenvolvimento na carreira de negros ou mulheres, simplesmente pelo fato de todos serem tratados com igualdade em nossa empresa, independentemente de raça, etnia, cor ou gênero;
– Existe equidade e não discriminação em nossas políticas de salários, treinamentos, benefícios, concessões de bolsas de estudos, carreira e oportunidades de crescimento;
– Entendemos ser desnecessária em nossa empresa a realização de campanhas de conscientização sobre a importância da equidade e não discriminação, diante da forma igual como todos se tratam e são tratados;
– Tratamos a equidade e não discriminação com naturalidade em nossa Gestão de Pessoas;
– Nosso Plano de Saúde contempla cuidados e serviços especiais com a saúde da mulher ;
– Promovemos, quando necessário, a adequação de espaços de trabalho, de lazer e de equipamentos e máquinas às condições físicas da mulher e das pessoas com necessidades especiais;
– Nossa política de promoção da equidade proíbe expressamente atividades que possam intimidar ou constranger as mulheres no ambiente de trabalho;

3.3 – Práticas de Trabalho:

3.3.1 – Compromisso com a Gestão Participativa:
– Todos os nossos Inventores têm o direito à sua liberdade de associação sindical;
– Os integrantes das comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA) são eleitos pelos seus colegas, sem qualquer tipo de interferência da empresa;
– Possuímos mecanismos formais para ouvir, avaliar sugestões, preocupações, críticas e contribuições do pessoal, garantindo não represálias contra críticas, com o objetivo de melhorar as situações citadas bem como agregar novos aprendizados e conhecimentos;
– Utilizamos o “Projeto Simplificação” como instrumento de incentivo permanente à melhoria contínua dos processos internos e das condições gerais do trabalho;    

3.3.2 – Política de Remuneração, Benefícios e Carreira:
– Temos um sistema próprio para a gestão de nossa Política de Cargos e Salários;
– Possuímos um bem cuidado e competitivo programa de concessão de benefícios para nossa força de trabalho;
– Nossos colaboradores têm à disposição um Plano de Previdência Privada;
– Periodicamente realizamos Pesquisas Internas de Clima para medir a satisfação do pessoal com a empresa, inclusive quanto à política de remuneração e benefícios;
– Implantamos a PLR na empresa quatro anos antes do início de vigência da Lei correspondente.

3.3.3 – Cuidados com Saúde, Segurança, Higiene e Condições de Trabalho:
– Possuímos normas e processos para combater situações de assédio moral e sexual, divulgados no Código de Ética e Conduta Empresarial;
– Temos o SOLIA (Segurança / Organização / Limpeza / Integridade / Autodisciplina), um bem cuidado programa voltado à Prevenção de Acidentes, Saúde, Higiene, e Condições Gerais de Trabalho;
– Mantemos convênios com empresas prestadoras de serviços médicos, hospitalares e dentários, em cada localidade, para cobertura de nossos Inventores e seus dependentes.     

3.3.3.1 – Preocupação com a Segurança de nosso pessoal
– Segurança no Trabalho é uma das maiores prioridades da empresa;
– O “Programa Interno de Segurança no Trabalho” contempla uma série de diretrizes essenciais a serem seguidas pelo pessoal para a eliminação total das possibilidades de acidentes no trabalho;
– O Programa contém seis módulos relacionados á Segurança no Trabalho:

  • Segurança Pró Ativa;
  • Atos e Condições Inseguras;
  • Etapas Seguras de Trabalho;
  • Procedimentos de Trabalho / Formas de Organização;
  • “EPC” – Equipamentos de Proteção Coletiva e, “EPI” – Equipamento de Proteção Individual;
  • Reconhecimento e Antecipação dos Riscos;

– Além desses seis módulos, ainda  existem dois outros de significativa importância:

  • Segurança no Lar;
  • Segurança no Trânsito;

– No primeiro semestre de cada ano obrigatoriamente são realizadas reuniões de reciclagem envolvendo todos os Inventores.

3.3.4 –  Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e Empregabilidade:
– Todos os nossos Inventores são alfabetizados;
– A empregabilidade de nosso pessoal está diretamente ligada à meritocracia, representada pelo elevado desempenho, atitudes proativas e engajamento aos princípios, valores e objetivos de nossa empresa;
– Preocupamo-nos com a capacitação, treinamento e desenvolvimento de nossos Inventores;
– Para cada ocupante de cargo de liderança há um “PDI – Plano de Desenvolvimento Individual”, atualizado a cada dois anos;
– Oferecemos boas condições de trabalho e aprendizado aos Estagiários e com o devido acompanhamento;
– No término do período de estágio, sempre que possível, procuramos efetivar os Estagiários que apresentaram elevado desempenho e potencial;

3.3.5 – Compromisso com o futuro das crianças e desenvolvimento infantil:
– Não temos, e jamais tivemos, algum caso de trabalho infantil em toda a história da empresa;
– Temos programa específico para a contratação de Menores Aprendizes;
– Considerando nosso papel social em relação aos Aprendizes, oferecemos boas condições de trabalho e desenvolvimento pessoal e profissional com acompanhamento, avaliação e orientação;
– No final do período de aprendizagem, procuramos empregar os Menores Aprendizes que tenham demonstrado bom desempenho, potencial e atitudes positivas  

 

Meio Ambiente

4.1 – Política de Sistema de Gestão Ambiental:
– Temos nossa Política Ambiental endossada pela Alta Administração;
– Estamos integrando o Sistema de Gestão Ambiental aos outros sistemas de gestão da empresa;
– Nossa gestão ambiental abrange a cadeia de valor da empresa no que se refere aos impactos de transporte de produtos;
– Possuímos apólice de seguro que cobre acidentes em nossa empresa.

4.2 – Prevenção da Poluição:
– Evitamos e controlamos emissões atmosféricas de poluentes;
– Evitamos e controlamos a degradação da qualidade dos corpos hídricos, através das descargas diretas, intencionais ou acidentais em corpos de águas superficiais;
– Possuímos programa de gestão de resíduos;
– Desenvolvemos plano de ação para estar em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mediante filiação à ABEAÇO;
– Divulgamos quantidades e tipos de material tóxico ou perigoso, lançados através de relatórios anuais aos órgãos oficiais de cada localidade onde atuamos;
– Identificamos e proibimos o uso de produtos químicos não permitidos pela legislação vigente.    

4.3 –  Uso Sustentável de Recursos:
– Estudamos implementar programas de eficiência energética para reduzir a demanda de energia;
– Monitoramos o total de água retirada da fonte mediante sistema de controle de consumo definido pelo DAEE;
– Buscamos aprimorar o programa de responsabilidade pós consumo de recursos;
– Desenvolvemos uma forma de desenho sustentável para nossos produtos, de forma a minimizar possíveis impactos ambientais negativos, por meio do desenvolvimento de novos modelos com redução de consumo de material;
– Possuímos sistema de monitoramento com metas específicas para:
  – Redução do consumo de água;
  – Redução da geração de resíduos sólidos;
– Mantemos monitoramento de resíduos sólidos, de acordo com a legislação em vigor.

4.4 – Governança das ações relacionadas às mudanças climáticas:
– Identificamos oportunidades para evitar ou minimizar os danos associados às mudanças climáticas, mediante investimentos em equipamentos, manutenções preventivas e monitoramento de emissões;
– Todo o monitoramento da redução de emissões gasosas em nossas operações é feito na Litografia.     

 

Cadeia de Valor

5.1 –  Parceria na Seleção e Avaliação de Fornecedores:
– Nossa empresa identifica fornecedores a partir do tipo de insumo fornecido, impacto ambiental negativo e segurança;
– Um dos critérios de seleção ou desenvolvimento de fornecedores é a observância pelos mesmos processos éticos de gestão;
– Conhecemos em profundidade a origem das matérias primas, insumos e produtos utilizados em nossa produção, com respeito aos direitos humanos e meio ambiente;
– Apoiamos as micro e pequenas empresas para atingir seus objetivos socialmente responsáveis;
– Adotamos critérios de compra que consideram a garantia de origem, para evitar aquisições de produtos piratas, falsificados, ou produto de roubo de carga.

5.2 – Comunicação Estruturada com Fornecedores:
– Mantemos canal de comunicação responsável pela gestão do diálogo com os fornecedores, mantendo fonte de sugestões, reclamações e queixas;
– Temos como norma o tratamento justo com fornecedores.  

5.3 – Estratégia de Comunicação Comercial:
– Atuamos em consonância com as diretrizes da ONU para a proteção do consumidor;
– Comunicamos aos consumidores e clientes aspectos relevantes sobre a qualidade de nossos produtos e serviços;
– Atualizamos nosso material de comunicação com consumidores e clientes, sempre que surgem mudanças relevantes de dados;
– Quando necessário, chamamos a atenção de nossos clientes para alterações nas características de nossos produtos.

5.4 – Gestão de Relacionamento com os Clientes e Consumidores:
– Tomamos medidas preventivas para evitar reclamações e queixas de nossos clientes;
– Comunicamos claramente aos clientes que eles podem ter acesso ao serviço de suporte técnico pós-venda;
– Oferecemos Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC);
– Nosso pessoal de atendimento está preparado para reconhecer suas eventuais falhas e agir rapidamente;
– Ao vender nossos produtos utilizamos argumentos verdadeiros para conquistar e fidelizar o cliente;
– Constam em nosso Código de Ética e Conduta Empresarial detalhes de nossa política de não suborno.            

5.5 –  Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Serviços:
– Possuímos sistemas internos ágeis e equipe capacitada para responder às situações de crise,  com rapidez e transparência;
– Cumprimos fielmente os regulamentos relacionados à saúde e à segurança do consumidor e cliente;
– Em momento algum nossos produtos foram retirados do mercado por pressão de clientes, consumidores ou órgãos de defesa do consumidor;
– Em momento algum nossos produtos foram multados pelo não cumprimento referente à informação e rotulagem;
– Nossos produtos podem ser facilmente usados, reparados e reciclados;
– Nossos produtos, pela sua natureza, contribuem para o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras de uma forma econômica, ambiental e socialmente responsável.      

 

Mercado

6.1 –  Concorrência Desleal:
– Expomos publicamente e com frequência, nossos princípios em relação à nossa concorrência;
– Aprimoramos nossa política de não utilização da demonstração de defeitos ou deficiências dos produtos da concorrência para promover os nossos;
– Temos aprimorado nossa política sobre concorrência desleal que abrange nossa cadeia produtiva;
– Nossa política sobre concorrência desleal aborda aspectos relacionados à sonegação fiscal;
– Nossa empresa jamais esteve envolvida em quaisquer ações sobre concorrência desleal ou prática comercial abusiva ou desleal.   

  

Comunidade e Sociedade

7.1 –  Comunidade e Sociedade:
– Conscientizamos e treinamos nosso pessoal para respeitar os valores, conhecimento e práticas tradicionais das comunidades em que estamos presente;
– Raríssimas foram as vezes que nossa empresa recebeu algum tipo de reclamação da comunidade por motivos vários (excesso de descarte irregular de lixo, excesso de tráfego, interferência nas comunicações, alterações sociais etc).

 

Governo

8.1 – Práticas Anti Corrupção e Anti Propina:
– Jamais tivemos nossa empresa envolvida em incidentes sobre o oferecimento de propinas ou na prática de corrupção de agentes públicos e privados;
– Temos, em nossas políticas, a aplicação de medidas punitivas aos Inventores que venham a se envolver em atos ilícitos e de corrupção.

8.2 – Participação no Desenvolvimento de Políticas Públicas:
– Mantemos relações éticas e transparentes com representantes do serviço público, clientes, fornecedores e demais partes interessadas.

8.3 – Contribuições para Campanhas Públicas:
– Nossa empresa jamais foi citada negativamente na imprensa por estar contribuindo financeiramente para campanhas políticas;
– Adotamos a prática de não utilização do poder econômico para influenciar contribuições de outras empresas, fornecedores, clientes e outros parceiros.