Gestão de Pessoas

 

Quando a Brasilata contrata uma nova pessoa para trabalhar, essa assina um contrato com função inventiva, tornando-se um INVENTOR. O sucesso e crescimento de Brasilata são obtidos por meio de seus Inventores, que contribuem com o máximo de seu potencial e desempenho.

 

Nossa cultura está alicerçada em um conjunto de princípios e valores.

 

Sentindo-se motivados, felizes, orgulhosos por Ser Brasilata, envolvidos com a inovação, sensíveis à qualidade dos produtos e serviços e, comprometidos com as metas e objetivos organizacionais, nossos Inventores respondem de maneira positiva às necessidades e expectativas de nossos clientes.


Como uma de suas metas corporativas, a empresa prioriza a melhoria contínua do ambiente interno, e a estabilidade no emprego, associada às oportunidades de crescimento e carreira.

Por várias vezes, a empresa já foi relacionada nas edições da Revista Exame como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar.

 

A grande maioria de seus Inventores afirma: "É muito bom trabalhar na Brasilata ! ”

 

Inovação

Nossa empresa é reconhecida como uma das mais inovadoras no Brasil, graças ao Projeto Simplificação (Sistema Brasilata deSugestões), implantado em 1987, inspirado no "Sistema Toyota de Sugestões”.

 

Nestes 25 anos, Brasilata já contabilizou mais de um milhão de ideias (número até 31/12/2012), com um expressivo número de implantações bem sucedidas, gerando novos produtos, impactando positivamente no desenvolvimento e melhoria dos processos produtivos, no aprimoramento dos sistemas administrativos, e nas condições gerais do trabalho. 

 

Em 2012 foram recebidas 150.040 ideias, o que representa uma média de 152,9 ideias enviadas por Inventor por ano, um número elevado até mesmo para o padrão japonês.

 

Os autores (indivíduos ou equipes) das seis melhores idéias por Unidade, são premiados semestralmente em festas, oferecidas a todos os Inventores.

 

Uma vez por ano, acontece a Super Copa onde são escolhidas as Campeãs das Campeãs, ou seja, as melhores idéias de cada unidade industrial, entre as que já foram premiadas no ano anterior.


 

Relacionamento de Longo Prazo

O Ser Humano é para a Brasilata um valor acima dos outros. A empresa escolheu como estratégia competitiva a criação de valor pela inovação, cuja única fonte são as pessoas. 

 

Assim a Mulher e o Homem Brasilata são os responsáveis diretos pelas idéias que dão origem às inovações. Cada colaborador (a) é, portanto, contratado com a função inventiva em sua plenitude e por essa razão é denominado inventor (a).

 

A empresa mantém uma relação de emprego de longo prazo o que faz com que as demissões sejam raras e a renovação do quadro de pessoal feita basicamente pelas aposentadorias. 

 

A valorização da Mulher e do Homem Brasilata se dá pelo respeito, camaradagem e orgulho que são consolidados pela estabilidade do quadro de pessoal.

 

Os canais de comunicação estão continuamente abertos pelo Projeto Simplificação onde todos podem expor suas ideias e reivindicações livremente e têm a garantia de uma resposta rápida.

 

Graças à política ímpar de Relacionamento de Longo Prazo com o seu pessoal, a empresa oferece oportunidade de carreira profissional sólida e estável à sua força de trabalho.

 

Brasilata se preocupa com a saúde e bem-estar de seu pessoal.

Investimento em treinamento e desenvolvimento são uma constante na empresa.

 

Gestão do Negócio

Brasilata, desde 1985, adotando o modelo de gestão, baseado em técnicas japonesas de administração participativa, tem uma visão de longo prazo, na busca da melhoria contínua através de equipes, que exercitam sua criatividade e inovação.

 

 

teamwork é uma das forças da empresa.