Brasilata é a empresa número 1 do Brasil para se trabalhar no setor de fabricantes de embalagens

Brasilata é a empresa número 1 do Brasil para se trabalhar no setor de fabricantes de embalagens, e novamente figura entre as 150 Melhores Empresas pa

A Brasilata novamente está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar, segundo a pesquisa da VOCÊ S/A, reconhecimento que aponta a qualidade contínua da empresa na gestão de pessoas e no clima organizacional positivo. Porém, neste ano de 2018, a Brasilata foi ainda mais longe com a conquista da premiação máxima na categoria Fabricantes de Embalagens, ou seja, o 1º lugar no ranking brasileiro de empresas para se trabalhar no setor de embalagens.

A premiação é o resultado de um trabalho de 10 meses da respeitada publicação VOCÊ S/A e da Fundação Instituto de Administração (FIA), responsável pela metodologia da pesquisa das Melhores Empresas. A avaliação consiste basicamente no que a empresa oferece aos funcionários e, por outro lado, o que dizem os funcionários sobre a empresa. Entre os critérios levantados estão a Gestão Estratégica e Objetivos, Liderança, Reconhecimento e Recompensa, Carreira, Gestão do Conhecimento e Gestão Corporativa, Comunicação Interna, Participação e Autonomia, Relações Interpessoais, Processos e Organização, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho, Sustentabilidade e Diversidade, e Employer Branding. A composição de todos esses critérios resulta no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), que é o fator de comparação entre as empresas.

As pessoas e o clima interno de satisfação das mesmas sempre foram importantes na Brasilata. Tiago Forte, CEO da empresa há 4 anos afirma: "Não por acaso, mesmo com todas essas mudanças geracionais e de comportamento, conseguimos nos manter e melhorar nossa posição no ranking. Estar entre as melhores é uma das metas do nosso planejamento estratégico e é um indicador que demonstra que sabemos nos adaptar e estar na vanguarda da gestão de pessoas, mesmo em tempos tão desafiadores”.

A empresa trabalha com um canal aberto de comunicação com seus funcionários que são reconhecidos como inventores, e não apenas executores de tarefas. Essa transformação estimula, capta e implementa ideias dos inventores, além de impulsionar o processo de inovação que é tão forte dentro da companhia.

Na opinião de Fabio Ito, principal executivo na área de gestão de pessoas na Brasilata, mais do que receber o prêmio e estar entre as maiores e melhores empresas, é saber que o caminho está certo. "Este reconhecimento é a comprovação de que as nossas ações e esforços estão sendo percebidos e valorizados pelos nossos inventores”, comenta Ito ao ressaltar que a conquista se deve a um conjunto de fatores, principalmente ao aprendizado obtido nos anos anteriores em que a empresa permaneceu entre as 150 Melhores. O executivo reforça que a preocupação em manter um bom clima organizacional sempre esteve presente nas decisões da diretoria e, dessa forma, sempre foram mantidos e aperfeiçoados os programas de treinamentos, de reconhecimento e recompensa, assim como ações de endomarketing. Além disso, Ito conta que há mais de 30 anos a Brasilata promove a gestão participativa com o auxílio do Projeto Simplificação, em que cada inventor pode contribuir com sugestões, críticas e denúncias.  "Apesar da crise econômica que atingiu todos os segmentos industriais, a Brasilata nunca deixou de investir no seu pessoal, seja para capacitá-lo, atender necessidades específicas ou até mesmo para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro para exercer suas atividades”, menciona.

A Brasilata participa do Guia da VOCÊ S/A há 18 anos, e desde 2007, vem tendo destaque com 15 premiações, sendo 12 prêmios consecutivos. A premiação desta edição de 2018 aconteceu no mês de novembro, na capital paulista.