Emprego de longo prazo

Pesquisa Great Place to Work revela pontos fortes da Brasilata: estabilidade no emprego e desenvolvimento profissional

epoca.jpg
Equipe participa do evento promovido pela revista Época em 17/08/09

Um dos maiores fabricantes de latas de aço do país, a Brasilata, empresa com 900 funcionários distribuídos em 3 fábricas (SP, RS, GO), está selecionada em 2009 como uma das melhores empresas para trabalhar, de acordo com os critérios da pesquisa do Great Place to Work Institute, publicada na revista Época.

A empresa cultiva uma relação de confiança e é apreciada por seus empregados por oferecer desenvolvimento profissional. Na prática, ao utilizar o rodízio de funções, na Brasilata um subordinado pode substituir um colega em posição superior durante as férias, e assim ganhar experiência para novos cargos no futuro.

Outra prática elogiada pela equipe é o Plano de Evolução na Carreira (PEC), roteiro que analisa aspectos como assiduidade, escolaridade e desempenho, e que oferece um piso salarial acima da média do mercado.

Para enfrentar o crítico 1º semestre de 2009, quando todo o mercado se ressentiu dos impactos da crise financeira internacional, a Brasilata optou por acionar sistemas de “banco de horas” e “banco de férias” e, com essas medidas, não recorreu a demissões nem tampouco à redução de jornada e salários.

Ao contratar os funcionários como inventores, a empresa sinaliza o valor da inovação dentro do seu mercado de atuação. A Brasilata mantém em atividade uma autêntica “usina de idéias” por meio do Projeto Simplificação, que contabiliza o total de 134.756 idéias em 2008, ou seja, a média anual de 145,2 idéias por funcionário, resultado superior ao de companhias internacionais que dispõem de sistemas internos de sugestões.