Lata de aço é 100% parceira da natureza e protege o produto envasado

Estande da Brasilata na exposição Abrafati 2009 mostra a força da lata de aço como embalagem sustentável

essa0.jpg
Projeto especial para o estande destacou a lata de aço como embalagem sustentável
essa.jpg
Jardineiras onde as latas funcionam como vasos e não poluem o ambiente natural

A afinidade da lata de aço com materiais reciclados e sustentáveis foi o ponto central do estande temático apresentado pela Brasilata no 11º Congresso e Exposição Internacional da Associação dos Fabricantes de Tintas, realizada em setembro em São Paulo.

Para promover a nova lata 18 Litros UN, solução inovadora desenvolvida para produtos perigosos, a Brasilata criou um ambiente diferenciado ao utilizar madeira reciclada no piso e em parte da estrutura do estande de 150 metros quadrados.

Ao redor do estande, várias latas enferrujadas incorporadas às jardineiras na área externa, serviam como vasos para plantas e conviviam em harmonia ao lado do pequeno lago com carpas vivas. As latas enferrujadas, quando não são coletadas e recicladas, duram de 3 a 5 anos em média e depois se decompõem, quando se transformam em óxido de ferro, substância absorvida sem prejuízo para o solo.

Na área interna do estande, luminárias feitas com bagaço de cana e espelhos com molduras de mosaico, feitos em tampas de aço Plus, foram fornecidos pela ONG OAF (Cor da Rua) (www.oafsp.org.br/projetos1.htm) que cria peças com matéria-prima oriunda de descartes urbanos.

Os brindes promocionais também seguiram o mesmo conceito do estande temático: sacolas de algodão cru Ecobags, vasos de pimenteiras plantados nas latas Easy Take, com litografia com motivo da natureza, com prato de suporte estampado com mosaico em tampas de aço. As mudas de pimenteira foram compradas da ONG Mata Ciliar (www.mataciliar.org.br) que trabalha em prol da conservação das matas ciliares e na reabilitação de animais silvestres.

Totalmente reciclável e degradável, a lata de aço oferece a máxima proteção para tintas e produtos químicos, é resistente, fácil de armazenar e transportar, não é inflamável. “Reforçamos esses atributos da lata de aço junto à indústria de tintas para fornecer mais subsídios à decisão de escolher a lata de aço”, afirma Carlos Viterbo Júnior, Gerente de Marketing da Brasilata.

Ele destaca que a embalagem de aço pode ser reciclada infinitas vezes e voltar a ser uma lata e, se descartada na natureza, no prazo máximo de 5 anos se transforma em óxido de ferro absorvido pelo solo, ao contrário de outros materiais que levam mais de 100 anos para se decompor.

“Além disso, a lata de aço valoriza a marca do cliente por sua excelente qualidade na litografia ao transmitir, com fidelidade e beleza, todo o conceito do produto ao consumidor final”, diz Viterbo.