Perspectiva de futuro

Brasilata figura entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa 2009 das revistas Exame e Você S/A

EMPRESAS 09_menor.JPG

exame 09.JPG
Diretoria e inventoras na comemoração do prêmio

Com a pontuação de 81,7 no Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), a Brasilata está incluída no grupo das melhores empresas para trabalhar no país, de acordo com a pesquisa 2009 das revistas Exame e Você S/A. Considerando esse índice de classificação, a empresa ocupa a 37ª posição entre as 150 empresas selecionadas no estudo. Dentro do ranking das 50 empresas de médio porte, a Brasilata está na 10ª posição.

O relacionamento de longo prazo, um dos pilares da política da companhia, com o compromisso da não-demissão, é um dos fatores que mais motiva seus 900 empregados, nas 3 fábricas.

Mesmo em fases de retração de negócios, como ocorreu no final de 2008, a Brasilata recorreu a medidas como banco de férias e banco de horas e assim conseguiu evitar processos de demissão.

A comunicação vertical entre a cúpula de empresa e os funcionários, contratados como inventores, tornou possível realizar uma votação secreta para a proposta de um sistema flexível de redução de jornada e de salários, com a parada de um dia na semana e a consequente redução de 4,5% do salário por dia não trabalhado. Nesse plebiscito, acompanhado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, a Brasilata conseguiu a aprovação de 91% por parte dos funcionários e, felizmente, não precisou recorrer à tal medida.

A área de Recursos Humanos da Brasilata acaba de implantar o programa de preparação para a aposentadoria e estuda a adoção de plano de previdência privada.